Qualidade

O CIEnP foi idealizado e edificado como um centro de excelência na área de farmacologia pré-clínica, capaz de realizar estudos de alta complexidade em conformidade com as Boas Práticas de Laboratório (BPL) e com os requisitos das principais agências regulatórias.

Certificação em Boas Práticas de Laboratório
  • Teste de Ames;

  • Teste de micronúcleos in vivo.

O CIEnP mantém desde 2017 o reconhecimento da conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratório (BPL) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), inspecionada através da divisão da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do INMETRO, a autoridade brasileira de monitoramento da conformidade aos Princípios das BPL. Este reconhecimento aplica-se à condução de estudos não-clínicos de segurança à saúde e ao meio ambiente nas instalações do CIEnP, que desde então vem expandido seus serviços sob este sistema de qualidade.

De modo geral, o reconhecimento em BPL assegura que a Instalação de Teste (BPL nº 0058) respeita critérios rigorosos em relação ao processo organizacional e as condições sob as quais os estudos são planejados, desenvolvidos, monitorados, registrados, arquivados e relatados.

Atualmente, o centro está habilitado a conduzir estudos em BPL com a finalidade de registrar ou licenciar produtos farmacêuticos, pesticidas, aditivos para alimentos e rações, produtos cosméticos, medicamentos veterinários e produtos similares e para a regulamentação de produtos químicos industriais nas seguintes áreas de especialidades:

Estudos de Mutagenicidade

Estudos Toxicológicos

Estudos de Química Analítica e Clínica

  • Toxicologia oral em doses repetidas (28, 90, 180 dias e 52 semanas);

  • Toxicologia parenteral (aguda e subcrônica);

  • Toxicologia intranasal (aguda e subcrônica).

  • Farmacologia de Segurança do Sistema Nervoso Central - Teste de Irwin modificado;

  • Farmacologia de Segurança do Sistema Respiratório - Pletismografia de corpo inteiro.

Unidade de Garantia da Qualidade (UGQ)

A UGQ é um setor do CIEnP que possui autonomia para inspecionar os processos e procedimentos internos e realizar auditorias em todos os aspectos dos estudos realizados. Este setor tem a função de buscar, junto aos colaboradores e fornecedores do CIEnP, a melhoria contínua dos processos internos e a garantia da confiabilidade dos serviços prestados, bem como a manutenção dos Princípios de BPL e novas certificações.

Padrão Sanitário Specific pathogen-free (SPF)

As instalações de criação animal do CIEnP fornecem reprodução, alojamento e espaço processual livres de patógenos específicos, em conformidade com os padrões internacionais e com recomendações de agências regulatórias. O uso de animais SPF garante que uma lista pré-definida de patógenos causadores de doenças específicas não interfiram na saúde dos animais de experimentação, o que favorece a confiabilidade dos resultados das pesquisas.

Pronto(a) para o próximo passo? Entre em contato com o CIEnP.
Veja outras páginas que podem ser do seu interesse.